top of page

Retrospectiva GMP+ FSA em 2024 [e o que vem para 2025]

Foto do escritor: Leonardo MarkovićLeonardo Marković

Atualizado: há 6 dias

Quem está envolvido neste mundo do GMP+ FSA sabe que novidades não faltam jamais. E 2024 não ficou atrás. Vamos fazer aqui uma retrospectiva das principais novidades e atualizações que ocorreram neste ano.



  1. Revisões de Janeiro de 2024

    Como ocorre tradicionalmente ocorre desde 2019, o GMP+ International publica suas atualizações na virada do ano.

    Vários documentos sofreram atualizações, mas quero focar nos Requirements Companies: R 1.0, TS 1.1, TS 1.2, TS 1.5, TS 1.6, TS 1.7 e TS 1.9.

    Destas normas, as mudanças no R 1.0, TS 1.5 e TS 1.6 foram pouquíssimo significativas, com pequenos ajustes e mudanças de formatação.

    O TS 1.1 teve a mudança mais relevante [e na opinião deste que vos fala, controversa] de todas, que foi a possibilidade de inspeções de compartimentos de carga de forma amostral "com base em uma análise de riscos", no capítulo Verificação de Produtos e Serviços (§9.1).

    Na norma TS 1.2 teve a eliminação do protocolo gatekeeper para aquisição de ervas e especiarias (antigo §4.3.7), sendo agregado ao protocolo de aquisição de aditivos, foodstuff e produtos farmacêuticos (§4.3.3); e mudanças pontuais no protocolo de aquisição de grãos, sementes, oleaginosas e leguminosas não processadas fora da cadeia de coleta (§4.3.2).

    Já no TS 1.7 ocorreram mudanças bem pontuais e pouco significativas nos protocolos de análise de Salmonella em feeds (§3) e Dioxinas e Dioxin-Like PCB's em óleos e gorduras (§5).

    E finalizando, no TS 1.9 foi dada a liberdade à operadoras de transporte (rodoviário, marítimo, ferroviário e fluvial) de alterar o modo de realização dos regimes de limpeza previstos (A, B, C e D), porém tendo que realizar certas justificações. Isso faz parte do Apêndice "Sequência de transporte, regimes de limpeza e procedimentos de liberação".

    Sempre importante ressaltar. Essas mudanças de 01/01/2024 poderão ser exigidas em auditorias a partir de 01/01/2025.


  2. Novo website do GMP+ International

    Em junho teve o lançamento do novo site do GMP+ International, com uma inteface mais amigável e simples. Mais informações aqui.


  3. Mudanças na Diretoria

    Em setembro, Martine Boon foi anunciada como nova CEO do GMP+ International, em substituição ao Roland Van der Post. Você pode saber mais sobre isso aqui.


  4. Revisão do TS 1.7

    Surpreendendo a todos, o TS 1.7 teve mudanças em 1º de setembro. Foram mudanças na estrutura do protocolo de análises de Aflatoxina B1 em milho e produtos à base de milho. Como conteúdo, nada relevante. Leia mais sobre aqui (§2).

    Além disso, as já tradicionais mudanças na análise de risco para países sofreu 5 revisões durante o ano (março, abril, junho, setembro e novembro). Nada relevante ao mercado brasileiro.


  5. Atualizações no IDTF

    Ao todo foram 3 atualizações no IDTF em 2024 (fevereiro, julho e agora em novembro). É importante ficar de olho sempre!


  6. Atualizações nas listas de produtos e risk assessments

    Agora em dezembro foram incluídos mais dois novos feed materials na lista de aprovados e atualizados mais outros 19. Veja mais sobre aqui.



 

E para 2025? O que vem por aí?


  1. Revisões de Março de 2024

    Pegando muitos de surpresa, o GMP+ International soltou um newsletter dias atrás dizendo que a tradição de revisões em 1º de janeiro será quebrada a partir de 2025, e que nos próximos anos (incluindo 2025), as revisões sairão em 1º de março.

    Difícil especular sobre as mudanças que virão, mas há grandes chances de mudanças sobre contratação de transporte rodoviário.

    Então aguardem que devo trazer mais novidades sobre aqui nesse espaço.


  2. Lançamento do Risk Management Tools e do novo Monitoring Database

    Toda a área logada do site do GMP+ International seria modificada ainda em 2024, mas alguns atrasos e erros ocorreram no desenvolvimento e isso ficará para 2025.

    O que nós conhecíamos como Feed Support Product será conhecido como Risk Management Tools em um layout bem mais simples e objetivo para o usuário. O mesmo ocorrerá em relação ao Monitoring Database.


  3. Flexibilização para auditorias remotas

    Há anos o GMP+ International vem caminhando para permitir auditorias remotas para determinados escopos. Indo para o campo das especulações, acredito que novidades a respeito podem surgir em 2024.


  4. Specific Country Information

    Isso já foi mais quente meses atrás, mas há a chance de haver o lançamento do Specific Country Information, um documento focado para determinados mercados, como o Brasil, prevendo regras específicas para essas realidades. Aguardemos...


E foi isso! Desejo a todos um excelente ano de 2025, com muitas realizações pessoais e profissionais.

77 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page